Sonic the Hedgehog CD

04/03/2014 18:25

               

História

Em 1992 o jogo Sonic the Hedgehog 2 tinha sido o jogo mais esperado do ano. e toda hora se divulgavam mais e mais fotos do protótipo a ponto de se espalhar por todo o mundo. Foi neste contexto que divulgaram a notícia de que o jogo teria viagens no tempo, de modo que o Sonic poderia ir ao futuro e ao passado.  Sonic 2 foi lançado e os fãs não viram nada disso, embora tivessem gostado. O projeto talvez teria sido adiado para um ano depois onde a idéia foi concretizada e serviu como o grande pretexto para o lançamento de um jogo do ouriço nas incríveis mídias digitais, ainda novidades na época. Assim nasce Sonic CD, para o Sega CD, trazendo consigo o mundo de Sonic dentro de um CD

Enredo

 A ação do jogo se passa no misterioso no Little Planet. Este planeta abriga as sete Pedras do Tempo: quem as possui pode controlar o tempo. Com o controle do tempo nada poderia conter o Dr. Robotnik. O malvado cientista, é claro, armou o seu plano para dominar o pequeno planeta onde se passa o jogo através das Pedras do Tempo, para que o futuro ficasse para sempre comprometido. Para isso, Robotnik criou Metal Sonic, um robô metálico baseado no Sonic, mas que possui muito mais habilidades. Além diso, o vilão ainda por cima seqüestrou a ouriça Amy Rose, a maior fã do Sonic. Robotnik retirou todos os limites do tempo do pequeno planeta e colocou máquinas-robô no passado para poder controlar o futuro. Essas máquinas impedem que o futuro seja bom, por isso chamado de "Bad Future". Agora Sonic tem que destruir as máquinas-robô, coletar as sete Pedras do Tempo, salvar a Amy e lutar contra Metal Sonic no minúsculo planeta onde o tempo não tem sentido...

Fases

 

Palmtree panic : essa é a zona onde começa o jogo, e como sempre , começa em um cenário tropical com palmeiras. Essa fase é semehlante a Green Hill do sonic 1,com grafico semelhante mas o estilo é diferente. Alem do chão ser triangular e não em quadrados, existem rampas e subidas que fazem o sonic estar em visão de cima,o cenário mudou,etc.

Futuro bom:essa fase é composta por plantas, flores,coqueiros grandes e pequenos,cachoeiras

Passado: é o mesmo estilo do presente,mas com coloração diferente. O céu não é mais azul e as árvores são amareladas,parecendo uma época pré-histórica

Futuro mau: agora mudou de estilo, os morros são agora usinas e o chão é cinza com tubulações

 

Colision chaos:  agora o sonic vai para uma área cisto de elementos de pinball com muitos desafios,essa área também e semelhannte a spring yard do sonic 1, por ter o cenário roxo , e aquele meso céu, e o mais esquisito è que parece que tem uma outra cidade lá em cima, mas de cabeça pra baixo.

Futuro bom: grandes prédios azuis, plantas nas paredes do chão  e flores amarelas.

Passado:  com o chão,  o céu e as arvores amareladas

Futuro mau: agora em vez de uma cidade é uma espécie de cassino, com chão de ferro  e tubulações em vez de árvores

Tidal tempest: é a zona aquática do sonic cd, só que dessa vez não e parecido com a labyrinth zone (sonic 1). Não, melhor, é quase parecido, por ser uma área isolada e ter o mesmo estilo

Futuro bom: É um cenário futurista com diversas propriedades digitais

Passado:o chão é verde com bolas desnhadas tem e um cenário de uma caverna com peras verdes

Futuro mau:  o cenário e m monte de tubulações, com chão cinsa  e pilastras quebradas

 

 Quartz Quadrant:. Nessa área você tem a imperssão de estar dentro de uma usina. Também porque no terceiro ato você volta para a superfície e enontra com Eggman.essa área também é parecido com a metropolis (sonic 2) pelo cenário que te da essa impressão.

Futuro bom:essa área é uma caverna de diamante e minerais. Lá você encontra diamantes no chão e fora do chão, brilhantes, e alguns ficam piscando

Passado:um cenário de pântano, com plantas trepadeiras e chão de madeira

Futuro mau:agora e uma usina com lava, com chão amarelado e com algumas listras amarelas e pretas

 

Wacky workbench: agora sonic caiu numa fase cheias de molas, essa área é muito divertida e você tem a impressão de ter mais agilidade,essa área tem o mesmo cenário de usina da área anterior, mas diferente daquela, agora essa tem encanações enquanto a outra tinha só pedras e montanhas

Futuro bom:.essa área tem um chão de  varias faixas listradas, pequenos postes, e pedaços azuis

Passado:cenário de um canyon com chão verde e com tubulações

Futuro mau: com um chão de ferro e com tubulações e em cima com bolas de espinhos

Stardust speedway: essa fase é uma área de velocidade , com varios aceleradores espalhados.

 Futuro bom: o cenário do alto é uma cidade com estrelas piscando toda hora e indo mais pra baixo é uma usina, essa fase tem um chão dourado com trombretas, aparece duas luses sobre o sonic.

 

Passado:agora a cidade é antiga, assim como a usina e o chão é coberto por plantas

Futuro mau:tem um céu com nuvems vermelhas luzes piscando e chão com neon verde

Metallic Madness: última fase do jogo, cujo padrão gráfico lembra a Scrap Brain. Não há mais os Hologramas de Metal Sonic, mas apenas os Transportadores de Robôs.

Futuro bom:mesmo cenário do futuro mau só com cores diferentes

Passado:o cenário é de umas tubulações azuis e uma cidade em baixo com o chão meio roxo e com canos laranjas

Futuro mau: um cenário de uma industria , chão amarronzado , tubulações roxas e rodas de espinhos

 Chefe: último chefe do jogo e curiosamente não é o mais difícil.Atravesse a porta pegue o escudo e passe pelo cilindro que te leva para trás do cenário, fique por aí mesmo, espere a parede de espinhos passar, volte pelo mesmo cilindro e ande para a direita, depois da porta a tela ficará escura e você enfrentará um mini chefe, é coisa bem simples, espere com que as luzes parem, o vaga-lume aparecerá e atirará para baixo, acerte-o neste meio tempo, depois de destruir os três vaga-lumes a porta da direita se abrirá e finalmente você chegará ao chefe final. Para derrotar o Robotnik faça o seguinte: logo de início se abaixe encostado em qualquer um dos cantos da tela, ele então descerá e andará para os dois lados, fique abaixado para que ele não o acerte com suas pás afiadas, ele então subirá e depois de um tempo jogará as suas pás para o alto, elas cairão do teto, desvie delas, agora tenha cuidado, ele descerá em cima de você, corra para o outro lado, ele estenderá as pás abrindo espaço para você pular entre elas e acertá-lo Robotnik subirá, depois de um tempo descerá em um dos cantos, corra para o outro e espere, quando ele subir ficará a meia altura, depois de um tempo jogará as pás para cima novamente, desvie delas, Robotnik descerá outra vez em cima de você, se afaste, ele estenderá as pás novamente, acerte-o, ele subirá, jogará as pás, descerá em cima de você e estenderá as pás, acerte-o pela terceira vez. Muito bem agora é o tudo ou nada, Robotnik mudará sua estratégia de ataque, um pouco, ele jogará a sua última pá para cima, porém esta cairá pela diagonal, desvie, Robotnik voará mais um pouco para os lados, encostará em um dos cantos e usará sua última pá como pula-pula, observe sua trajetória e acerte-o pela última vez.

 

Personagens

O jogo possui quatro personagens: Sonic, o protagonista do jogo. Amy the Rose, uma ouriço rosa que é a fã número 1 do Sonic. Metal Sonic, uma robô baseado no Sonic feito por Dr. Robotnik para ajudá-lo a derrotar o Sonic e pegar as Time Stones. Dr. Robotnik é o grande vilão, um cientista de QI 300, O único personagem jogável é o Sonic, cujas habilidades são:

Pulo: quando o Sonic pula, ele vira uma verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta pressionar A, B ou C

 

Giro Supersônico: quando o personagem estiver com velocidade, aperte para baixo e ele fará essa habilidade, com a qual ganha velocidade e destrói inimigos facilmente

SpinDash: segure para baixo, e com ele segurado, segure A, B ou C. Após isso basta soltar para o Sonic sair girando destruindo tudo o que aparece pela frente. É bem útil antes de loopings para você atingir o "boom" para viajar no tempo. Diferente dos outros jogos do Sonic, no SpinDash do Sonic CD não se pode ficar apertando os botões de pulo várias vezes. Basta segurar direto o botão que quanto mais tempo você segurar, mais rápido o Sonic vai ficar.

Pell Out:Nova habilidade em Sonic CD que em qualquer momento do jogo, com o Sonic parado, segure para Cima e aperte um dos botões de pulo. Por meio dessa habilidade, sem virar SpinDash o Sonic gira as suas pernas tão rápido que basta usar essa habilidade para ganhar muita velocidade, bastante necessária para virar o Boom.

 

 

Items

Power Sneakers (Super Velocidade): deixa o personagem ainda mais rápido temporariamente

Super Rings (Super Anéis): dá 10 anéis extras; 

Invencibilidade: deixa o Sonic 100% protegido, basta encostar nos inimigos que eles serão destruídos automaticamente. Você só morrerá se cair de um abismo, for esmagado ou se for afogado na Tidal Tempest.

Life-Up (Vida Extra): dá uma vida extra.

Shield (Escudo): deixa você protegido, de modo que quando você for atingido não perde anéis ou se não tiver nenhum, não morrerá;

Special stages

 Em Sonic CD os estágios especiais dão uma Time Stone e não uma Esmeralda do chaos. Funciona da seguinte forma: vocÊ cai em uma arena lotada de UFOs,sua função é destruí-los no menor tempo possível,você tem 99 segundos  e caso destrua todos você ganha uma time stone porém essas arenas tem água e quando você cai na água Sonic perde 10 segundos do tempo para finalizar o special stage.

Extras:Em 2011 saiu pra PS3,Xbox 360,PC,Windows Phone,iPhone e Android uma versão em HD de Sonic CD com vários extras como seleção de Soundtrack,D.A Garden,um menu principal e o Tails  como jogador assim como Sonic

 

Nota do Jogo(0 a 10)

Som :9,5 são boas músicas e dão mais vida a fase

Gráfico:9,0  continua bom como no sonic 1,e tem coisas novas como o 3d

Diversão:7,5  embora o som ajuda a deixar o jogo mais legal, o jogo é difícil e demoado

Jogabilidade: 8,0 esse jogo tem vários recusos

Nota geral:9,0

Review feito por Tails P. com extras de Neco the Hedgehog

Este review foi feito em nome da Sonic-world